Nossa História

• O Colégio
  • Nossa História

O início do Colégio Lemos de Castro deu-se, extra-oficialmente, em princípios de 1939 com a Profª Oneide Lemos de Castro dando aula a crianças que moravam na vizinhança. Em 1939, o Dr. Arthur Lemos de Castro e mais os irmãos Oneide, Alceu e Aléa Lemos de Castro resolveram fundar um educandário, com o nome de Escola Castro e seu registro oficial ocorreu em 9 de agosto de 1939. Juntaram-se, também, para compor o primeiro corpo docente os professores Alfredo José Porto Domingues e seu irmão Ivan Porto Domingues. A Escola Castro funcionou, inicialmente, com turmas de 1ª a 4ª série primária.
     Em 1941, com o crescimento do corpo discente, o número de professores teve que ser ampliado e somaram-se ao corpo docente inicial, as professoras Inamá Torres de Castro, Isa Lemos, Guiomar de Faria Castro, Aracy Lemos de Castro. Posteriormente, lecionaram, os professores Antonio e Alpheu Lemos de Castro, irmãos dos fundadores.
     Além da qualidade do ensino, a parte artística sempre foi objeto de dedicação de seus fundadores, principalmente a arte cênica, tendo como principal incentivador o Dr. Arthur Lemos de Castro.
      Ao final de cada ano letivo, ou mesmo no decorrer, eram encenadas peças teatrais de autores renomados como: Branca de Neve e os Sete Anões, A Gata Borralheira, Joãozinho e Margarida, Quem casa quer casa, Através do Olho Mágico, O Alto da Compadecida, Irene, As Batatas Mágicas, Maria Minhoca,Chuvas de Verão, Simbita e o Dragão, Maria Quitéria, Chove no Molhado e outras.
     Hoje, tal atividade continua sendo desenvolvida no Educandário, através do Centro Cultural Lemos de Castro, com o apoio do seu presidente, Marcos Vinícius de Castro Côrtes e do diretor teatral Mario de Oliveira. Em 1950, incentivado pelo professor Newton Cordovil da Silveira, a instituição ampliou sua atividade educacional, dando início ao curso ginasial, passando a se chamar Ginásio Lemos de Castro, sendo o Diretor Técnico o Prof. Alceu Lemos de Castro.
     Em 1956, sob a direção dos professores Arthur Lemos de Castro e Newton Cordovil da Silveira, iniciou-se o curso noturno ginasial. Posteriormente, sob o comando do ex-aluno e ex-secretário Prof. Hamilton Fusco, o citado curso noturno funcionou até 1986 com o 1º e 2º graus. Participaram, também, na administração do colégio o Prof. Manoel Virgílio Pimentel Côrtes e o Prof. Abraão da Silva Ferreira, como diretores.
     Em 1966, com a inauguração de novas instalações, o colégio iniciou o 2º ciclo do ensino secundário com o curso colegial, passando a chamar-se Colégio Lemos de Castro, com os cursos Científico e Clássico. Com a ampliação de suas dependências no ano de 1970 e o advento de nova lei da reforma de ensino, a partir de 1972 foram criados diversos cursos profissionalizantes, como o Curso Normal, Técnico em Contabilidade, Técnico em Eletrônica, Técnico em Secretariado, Técnico em Patologia Clínica, Desenhista Mecânico, Operador de Computador, Estudos Adicionais, Auxiliar de Patologia Clínica. Por seus bancos escolares, em mais de meio século de existência, passaram ilustres figuras de destaque da sociedade brasileira com projeção mundial em diversas áreas como a política, a esportiva, a cultural e outras. Por seu corpo docente e administrativo, passaram, também, profissionais do mais alto gabarito.
     Atualmente, sob a direção dos professores Délio Torres de Castro, João Paulo e Roberto Richter, o educandário funciona com os Cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional, este último nas modalidades de ensino concomitante e seqüencial (Pós-Médio) nas habilitações de Técnicos de Informática, Eletrônica e Telecomunicações . Para coroar o esforço da primeira geração e a dedicação da Segunda, no ano 2000, iniciou o funcionamento da Faculdade de Informática Lemos de Castro, sob a administração da Sociedade Educacional Lemos de Castro. A Instituição visa, em sua proposta pedagógica, formar, informar e integrar seus alunos ao convívio social, com a participação ativa de seus dirigentes, professores e funcionários, sempre aberto ao diálogo e à convivência democrática, proporcionando uma perfeita integração cujo objetivo final é, além da formação do homem para o exercício da cidadania, o seu preparo profissional para o mundo do trabalho.
     Hoje, o Lemos de Castro é um educandário que muito utiliza os recursos da informática, com suas instalações administrativas, salas de aula, laboratórios e biblioteca, climatizados e interligados por redes de computadores, que possibilitam aos seus alunos acessarem a internet por tempo ilimitado. Possui, ainda, um centro de processamento de dados, onde são desenvolvidos os seus softwares. Todas essas ferramentas propiciam aos professores e aos alunos um ensino mais dinâmico, mais atrativo, inserindo recursos da tecnologia nos métodos de aprendizagem. A direção compartilha todo o sucesso dessa trajetória com o seu corpo docente e administrativo, compondo, assim, a família Lemos de Castro que continuará servindo um alto padrão de ensino à sua comunidade que, nessas seis décadas, confiou no nosso trabalho e estimulou, com seu indispensável apoio, nossas iniciativas.